A iluminação é um dos grandes fatores que determinam uma plantação de sucesso. Tendo isso em mente, muitos se perguntam: qual a melhor lâmpada para cultivo indoor?
Essa dúvida é muito pertinente, até porque não é qualquer lâmpada capaz de assumir a responsabilidade de ser o sol artificial dentro da estufa, não é mesmo?
Assim, para growers que desejam alcançar os melhores resultados em suas colheitas, entender qual a melhor iluminação para cultivo indoor é indispensável.
Então, vem com a Leds Indoor e acompanhe esse conteúdo até o final para saber quais são as melhores lâmpadas para cultivo indoor — com recomendações e dicas práticas.
Veja também uma linha do tempo com a evolução da iluminação para horticultura indoor, desde as primeiras lâmpadas até as atuais.
Boa leitura!
Índice:
- Qual a melhor lâmpada para cultivo indoor?
- Conheça modelos lâmpada LED cultivo indoor
- Como a intensidade luminosa das lâmpadas impacta no desenvolvimento das plantas?
- Evolução da iluminação do cultivo indoor
- Onde encontrar lâmpada para cultivo indoor?
Qual a melhor lâmpada para cultivo indoor?
Não tem jeito: a melhor lâmpada para cultivo indoor é a LED. Afinal, esse tipo de iluminação acumula diversas vantagens sobre outros tipos de lâmpadas.
A lâmpada LED cultivo indoor garante a iluminação ideal para cada estágio de crescimento da planta.
Em primeiro lugar, o LED é muito mais eficiente em termos de consumo do que qualquer outro tipo de lâmpada.
Simplificando, ele usa bem menos energia para produzir a mesma quantidade de luz.
O LED também é capaz de produzir espectros de luzes completos e específicos, o que é essencial para o controle das fases de desenvolvimento e crescimento da planta.
Além disso, tem uma vida útil muito maior do que outras lâmpadas, o que significa que não é preciso enfiar a mão no bolso para trocar de lâmpada toda hora.
Ainda, as lâmpadas LED cooperam para manter a temperatura adequada dentro do espaço de cultivo, pois geram menos calor do que outros tipos de lâmpadas.
Leia também: Nível de luz para cada fase do cultivo indoor
Conheça modelos lâmpada LED cultivo indoor
Considerando todas as informações do tópico anterior, bora lá conhecer alguns modelos de painéis de LED originais?
No cenário atual, quando se busca por painéis de LED modernos e eficientes, há basicamente dois modelos bastante utilizados: Quantum Board e Quantum Bar.
Embora os dois painéis tenham os mesmo propósitos, existe uma diferença entre eles: a forma de distribuição de luz.
Enquanto os painéis Quantum Bar possuem uma capacidade de distribuição linear com seu formato em barras, os Quantum Boards oferecem mais concentração de luz.
Mas, então, qual dos dois modelos escolher? A escolha por uma ou outra geralmente é definida pelo espaço que o cultivador dispõe para o cultivo.
Conheça cada um e entenda qual melhor LED para cultivo indoor para a sua aplicação:
Painéis Quantum Board
Como você viu no tópico anterior, o diferencial dos painéis Quantum Board é a intensa concentração de luz.
Esse equipamento é composto por uma placa de LED plana, com vários chips dispostos de modo uniforme.
A tecnologia utilizada é, simplesmente, a mais avançada do mundo para horticultura: o chip Samsung LM301H.
Ainda, vale reforçar que os modelos Board (assim como os modelos Bar) são cientificamente projetados para manter o equilíbrio de economia de energia e cobertura do PAR (Photosynthetically Active Radiation, ou radiação fotossinteticamente ativa).
Tudo isso significa que, com esse equipamento, o grower tem em mãos uma iluminação para estufa altamente potente e avançada.
Aqui na Leds Indoor você encontra os modelos de 60w, 120w, 240w e 480w.
Painéis Quantum Bar
Os modelos Quantum Bar, por sua vez, são ideais em termos de melhor distribuição da luz.
Por essa característica, esse tipo de painel é bastante utilizado em ambientes de cultivo maiores.
Entretanto, em modelos de maior potência, os modelos Bar também podem ser empregados em áreas menores, integrando os dois benefícios: excelente concentração e distribuição de luz.
Do ponto de vista técnico, os modelos Bar também contam com a super tecnologia dos modernos chips Samsung LM301H.
Por fim, a linha é dividida em outras duas sublinhas: painéis modulares e painéis fixos. Conheça cada uma delas:
- Painéis modulares: aceitam customizações com adição de mais barras;
- Painéis fixos: não há possibilidade de customização da quantidade de barras.
Na Leds Indoor você encontra modelos modulares de 400w, 640w e 800w, e também modelos fixos de 480w, 650w e 820w.
Quer saber tudo o que é mais importante para o cultivo indoor? Então baixe gratuitamente o Guia para Cultivo da Leds Indoor!
Como a intensidade luminosa das lâmpadas impacta no desenvolvimento das plantas?
Antes de mais nada, precisamos entender o básico sobre luz solar e sua interação com a cannabis, para só então compreendermos como as tecnologias encontradas no mercado funcionam.
Na representação abaixo, você pode observar o espectro de cor visível da luz solar, que vai de 700 a 400 nanômetros (nm).
De modo geral, as plantas necessitam absorver todo esse espectro, de diferentes formas, ao longo de seu desenvolvimento.
Por exemplo, durante a fase vegetativa, os espectros de cores frias são muito importantes, enquanto os de cores quentes são mais absorvidos quando a cannabis entra na fase de floração.
Assim, a intensidade luminosa das lâmpadas, medida em micro-mols por segundo (μmol/s) influenciam seu crescimento, desenvolvimento, morfologia e produção de flores.
As lâmpadas LED proporcionam todo esse espectro, de forma controlada pelo grower, de acordo com cada fase do cultivo. Assim, todas as fases da planta absorvem o perfil de luz necessário para se desenvolverem.
Leia também: Nível de luz para cada fase do cultivo indoor
Evolução da iluminação do cultivo indoor
Você sabe quais foram as primeiras lâmpadas para cultivo indoor utilizadas e como chegamos até o LED?
Se a resposta for não e você é um eterno curioso, veja a linha do tempo com a evolução da iluminação para cultivo indoor:
Lâmpadas HQI e HPS
As lâmpadas HQI e HPS surgiram entre os anos 80 e 90, e trabalham com espectros de cor complementares.
Enquanto a HQI oferece as cores mais frias e essenciais para fase vegetativa, a HPS trabalha com as cores mais quentes, cruciais para a fase de floração.
O problema é que os dois modelos esquentam bastante, consomem bastante energia e ainda podem acabar estressando a planta, já que a cannabis não é muito fã de calor.
Fluorescentes
Por sua vez, as lâmpadas fluorescentes, especialmente as compactas (CFL), surgiram entre a década de 90 e os anos 2000.
Elas se popularizaram principalmente pelo custo baixo, e eficiência energética. Elas são utilizadas, majoritariamente, para o crescimento vegetativo.
Entretanto, as CFLs apresentam limitações no espectro de luz para a fase de floração, e o seu alcance era limitado para grandes áreas de cultivo.
LEDs
Diferente do HQI, HPS e Fluorescentes, e como você viu ao longo deste artigo, o LED oferece um espectro de luz completo, com todas as cores.
Esse tipo de iluminação surgiu no mercado na metade dos anos 2000, e continua sendo a melhor tecnologia do mercado.
São muito eficientes, geram pouquíssimo calor, e têm uma vida útil muito mais longa do que as outras lâmpadas.
Ou seja, o LED é a verdadeira evolução da iluminação para cultivo indoor!
Onde encontrar lâmpada para cultivo indoor?
E aí, pronto para investir na melhor iluminação para cultivo indoor de cannabis? Então vem pra Leds Indoor!
Aqui você tem um atendimento exclusivo e atencioso: temos uma equipe especializada pronta para te ajudar a encontrar a melhor solução para seus projetos.
Além de oferecer serviços de manutenção e assistência técnica, somos referência em qualidade, já que nossos painéis possuem componentes originais.
Outro diferencial é que a Leds Indoor é a única marca de iluminação para horticultura indoor que oferece garantia estendida em seus equipamentos. Afinal, confiamos na qualidade dos produtos!
Na linha Quantum board você conta com 3 anos de garantia, enquanto os equipamentos da Quantum bar têm 5 anos de garantia.
Conheça a Leds Indoor e garanta colheitas proveitosas como nunca!
Conclusão
No conteúdo de hoje, nossa missão era apresentar qual a melhor lâmpada para cultivo indoor – sem enrolação e direto ao ponto!
Nesse artigo você viu os motivos pelos quais o LED é a melhor lâmpada para cultivo indoor, conheceu modelos para diferentes aplicações, além de dicas práticas.
Apresentamos também uma linha do tempo com as informações mais relevantes, desde as lâmpadas HQI, HPS, fluorescentes até o chegar ao LED.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outros jardineiros ou aspirantes! Fique ligado no blog da Leds Indoor para mais informações relevantes para o seu cultivo.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.