A gente sempre fala aqui das diferentes fases de desenvolvimento da cannabis, mas, o que só os cultivadores mais atentos sabem é que esses estágios estão diretamente ligados a luz e como ela interage com a planta. Esse fenômeno é conhecido como fotoperíodo e, se você quer começar a plantar cannabis indoor, será mais do que necessário conhecer cada detalhe desse processo.
O fotoperíodo é o espaço de tempo em que a erva é exposta à luz do dia e também a ausência dela. Em relação a essa questão da iluminação, a vegetação e a floração são os períodos que mais requerem atenção. Na primeira etapa (vegetativa, quando a planta apenas cresce) são necessárias 18 horas de luz e 6 de escuridão, já na segunda (floração, quando ela para de crescer e começa a produzir flores) são 12 horas iguais para os dois modos.
Durante a fase de vegetação, se a planta receber menos de 18 horas de luz, ela pode começar a florescer prematuramente, o que reduziria significativamente a sua produção de flores. Já na floração, se você não dividir o dia em 12 horas iguais entre luz e escuridão, a cannabis não começará a produzir flores e, portanto, não produzirá os componentes químicos desejados, como o THC e demais canabinoides.
Uma das vantagens de fazer o cultivo indoor é que dá para usar temporizadores para garantir que a planta receba o número correto de horas de luz e escuridão. Ou seja, com um timer eficiente, a luz e a ausência da mesma serão ativadas automaticamente, o que assegurará um bom trabalho e ao mesmo tempo diminuir a preocupação por ligar ou desligar um interruptor. Se a tecnologia está aí para nos ajudar, por que não usar, não é?
Outro ponto bem legal é que quando você controla a luz, também estará escolhendo o momento para a planta florir. Ou seja, tudo estará em suas mãos. Mas, é preciso ter sempre calma e segurança no que está fazendo, afinal, a cannabis precisa estar saudável para que o avanço da fase de vegetação rumo a floração ocorra. Também é preciso assegurar não haver nenhum tipo de problema que enfraqueça a planta, porque aí o resultado será longe do esperado.
Manter atenção nesse processo de iluminação é fundamental, já que os fotoperíodos desempenham um papel único no desenvolvimento da cannabis, afinal só com esse controle é que será possível maximizar a produção de flores e concluir o trabalho como planejado.
Texto: Brayan Valêncio
Para mais detalhes sobre como começar a cultivar maconha, continue a leitura do nosso blog e fale conosco da Leds Indoor para sanar suas dúvidas!
Aproveite e leia também:
Nível de luz para cada fase do cultivo indoor.
Acessórios para cultivo indoor.
Iluminação de LED e fazendas verticais.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.