Recentemente trouxemos aqui no blog todos os detalhes para uma climatização eficiente no cultivo. Nesta matéria falaremos sobre todos os equipamentos necessários para realizar a climatização no cultivo indoor, mais uma etapa para alcançar os melhores resultados possíveis.
Pois bem, além de cuidar da temperatura que precisa ser entre 21º e 29º, da umidade que deve mudar conforme a fase de desenvolvimento da planta, além de uma ventilação constante e estável, é preciso atentar-se também para os equipamentos próprios para fazer todo esse trabalho. Quem cultiva profissionalmente sabe, essa parte tem que receber atenção devida.
O primeiro equipamento que surge como uma mão na roda é o ar-condicionado, porque como pontuamos, é necessário manter uma temperatura média, afinal, altas temperaturas podem causar danos à cannabis e se forem baixas demais vão reduzir consideravelmente o crescimento de flores. Como no Brasil as temperaturas oscilam muito e podem ser altas com muita frequência ou baixas durante grandes períodos, dependendo de onde você está, se precaver e evitar possíveis problemas devido ao clima é quase que uma obrigação para o cultivador indoor.
Dependendo da fase da sua planta, também será necessário umidificar ou desumidificar o ar. A ideia é simples: na etapa vegetativa é recomendado entre 60% a 70% da umidade relativa do ar e na floração deve estar entre 40% e 50%.
Se ficar fora desses parâmetros, podem ocorrer situações desagradáveis, como mofar, não gerar boa colheita ou até sua cannabis morrer. Logo, um termo-higrômetro vai te dizer como as coisas estão no seu ambiente controlado, tanto na umidificação quanto na temperatura.
Se tiver faltando umidificação, utilize um, como o nome já sugere, umidificador. Há vários modelos e a maioria deles atingem bons resultados rapidamente. Caso o local esteja muito úmido, um desumidificador corrigirá o problema e também garantir que a planta atinja índices satisfatórios em mais esse quesito.
O terceiro ponto é a ventilação e para isso tem exaustores que resolvem todas as necessidades da erva. Seja no controle do fluxo de ar, seja na diminuição de temperatura e umidade também ou até na limitação de H₂O e de CO₂. Aqui não tem segredo: a ventilação é crucial e sim, você precisará de um exaustor.
Trabalhando em conjunto com os exaustores, temos os dutos de alumínio, ampliando a circulação de um ar de qualidade, garantindo que o ambiente controlado mantenha um contato com o mundo externo, para extrair um ar fresco, assegurando a estabilidade daquele pequeno espaço.
A gente já deu essa dica, mas vale sempre repetir: os filtros de carvão diminuem a inconveniência do cheiro característico na época da floração. Muitos vizinhos podem reclamar dos odores ou o próprio responsável pela planta pode querer que tudo fique menos chamativo e mais discreto. Nossa sugestão é colocar o filtro de carvão no duto superior, inibindo de forma mais eficiente o acúmulo do cheiro característico da cannabis. Tudo isso você encontra em nossa growshop!
E, por fim, aquele cuidado com a força dos ventos também é necessário, já que você pode destruir as folhas sem perceber. Ventilação não pode ser direta. Um ventilador oscilante por cima ou por baixo é ideal nesse caso. Mantenha a atenção sempre, que o resultado sairá exatamente como você planejou.
E já que falamos de equipamentos que são o braço direito (e às vezes o esquerdo) de qualquer grower, que tal visitar nossa categoria de produtos para climatização para você conhecer todos esses itens e até mais?
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Colheita e secagem da cannabis
Acessórios para cultivo indoor
Vantagens do LED full spectrum no cultivo indoor
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.