Existe uma série de cuidados na climatização do cultivo de cannabis. Tudo isso porque o trato profissional indoor requer minúcias que muitas vezes passam batido e podem prejudicar — e muito — no desenvolvimento da sua plantinha.
O primeiro ponto que precisa ser sempre seguido à risca é a temperatura, já que é necessário manter a planta entre 21º e 29º. O principal problema para temperaturas fora desse parâmetro é que ocorre a diminuição da taxa de fotossíntese e começa também a haver um menor crescimento das flores.
Quanto maior a temperatura, maior o dano. Portanto, com os painéis ligados, mantenha sempre o espaço entre 25º e 29º, já se estiver com o painel desligado, busque a temperatura entre 21º e 25º.
Para chegar nessas medidas, que a gente sabe que nem sempre é possível no Brasil e principalmente em ambientes fechados, é necessário ter precaução com o tipo de iluminação utilizado, já que as lâmpadas também aquecem o ambiente e elas podem ser cruciais para atingir uma determinada temperatura.
Há também estruturas de resfriamento ou controle, como condicionadores de ar ou ventiladores. E para saber se está tudo certo, um termômetro eletrônico pode te garantir que tudo está saindo como planejado naquele espaço controlado. Mas do vento a gente fala daqui a pouco.
Além da temperatura, a umidade do ar também garantirá que todo o processo de desenvolvimento seja um sucesso. Aqui é necessário prestar bem atenção porque cada fase necessita de umidades diferentes.
Quando a planta está na etapa vegetativa, é preciso de um ambiente muito mais úmido, algo em torno de 60% a 70% da umidade relativa do ar, mas na floração essa umidade tem uma margem menor, ficando entre 40% e 50% para não arriscar mofar, além disso, se estiver muito úmida, a planta não oferece uma colheita de qualidade. Já se for muito baixo, haverá grandes dificuldades em manter a cannabis viva.
Para dar uma atenção específica à umidificação baixa, tem os populares borrifadores de água e as caseiras toalhas molhadas, mas se for o inverso, tem os desumidificadores que vão controlar os excessos. Em todo caso, ter um termo-higrômetro assegura que mais essa etapa de cuidado está sendo seguida à risca.
E por fim, a ventilação também é crucial para uma climatização perfeita. É sempre aconselhável que o fluxo do ar seja forte e amplo. Além de melhorar todo o processo de maturação e desenvolvimento, a ventilação também é uma boa aliada para controlar tanto a umidade quanto a temperatura.
Se a ventilação estiver correta, haverá um maior fluxo de CO₂ e naturalmente o rendimento será melhor. Ter um exaustor que assegure bom fluxo de ventos é muito necessário e a dica extra aqui é que utilizar filtros de carvão diminui a uma eventual inconveniência do cheiro característico para a época da floração. Se o objetivo for a discrição, aproveite um filtro de carvão que o sigilo é garantido.
Mas, não coloque esse objeto que sopra ventos em direção direta à planta. Tente uma brisa por cima ou até por baixo. Isso assegura que a folha não será prejudicada pela grande exposição a ventos fortes.
Climatizar é literalmente vida. Todo cuidado é pouco e o resultado só será satisfatório se houver dedicação. Boa temperatura, ventilação e umidificação são necessárias para qualquer ser vivo, não vai ser diferente com a sua cannabis, ne?
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Acessórios para cultivo indoor: conheça os principais
Equipamentos necessários para iniciar um cultivo indoor
Tipos de Cannabis: Sativa, Indica, Ruderalis e Híbridas.
Somos especialistas quando o assunto é cultivar maconha. Acompanhe nosso blog e confira nossas dicas sobre cultivo e equipamentos para colocar em prática.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.