O 20 de abril, ou 4/20, é famoso como o “Dia da Maconha” em certos círculos devido à associação numérica com a cannabis.
Embora pareça aleatório à primeira vista, há uma história por trás do número 420 representar o ato de fumar maconha. Mas antes de mergulharmos nisso, esclareceremos alguns mitos e boatos:
A história do código penal da Califórnia
Algumas pessoas afirmam que o número vem dos códigos penais da Califórnia usados para punir o uso ou distribuição de maconha. No entanto, o código 420 do estado, na verdade se refere à obstrução de entrada em terras públicas. Então, essa teoria não se sustenta.
Outra lenda diz respeito ao código de rádio policial
No entanto, nem o Departamento de Polícia de Los Angeles, nem o Departamento de Polícia de Nova York possuem um código 420. Em São Francisco, há um código 420, mas ele é relacionado a “distúrbios juvenis”. Então, essa teoria também não se encaixa.
E a música de Bob Dylan?
Essa teoria sugere que o número 420 vem da música de Dylan, “Rainy Day Women #12 & 35”, que contém a frase “Everybody must get stoned”. Multiplicando 12 por 35, obtemos 420. No entanto, essa explicação parece ser forçada e nunca foi confirmada pelo próprio Dylan.
A história mais aceita: Os Waldos
Em 1971, cinco estudantes do ensino médio em San Rafael, Califórnia, iniciaram uma jornada que, sem saber, deixaria um legado na cultura da cannabis. Conhecidos como os Waldos, o grupo usou o termo “4:20” como parte de um plano para encontrar uma plantação abandonada de cannabis. O grupo, composto por Steve Capper, Dave Reddix, Jeffrey Noel, Larry Schwartz e Mark Gravich, escolheu o local da estátua de Louis Pasteur na escola San Rafael High School como ponto de encontro e 4:20 da tarde como horário marcado. A partir daí, o termo “4:20 Louis” foi utilizado para se referir ao plano.
Após várias tentativas fracassadas de encontrar a plantação, os Waldos simplificaram o termo para “4:20”, que acabou evoluindo para uma palavra-código que os jovens usavam para se referir ao consumo de cannabis, combinando de se encontrar nesse horário para queimar um.
A popularização da história dos Waldos foi impulsionada por Steven Hager da High Times. Embora a primeira menção do consumo de 4:20 e do feriado 4/20 na High Times tenha aparecido em maio de 1991, erroneamente atribuíram a origem do termo a um código policial. A conexão com os Waldos só foi estabelecida em dezembro de 1998. Hager atribuiu a disseminação inicial do termo aos seguidores do Grateful Dead, após um dos membros dos Waldos, Dave Reddix, tornar-se roadie do baixista da banda, Phil Lesh. Hager então propôs que 4:20 da tarde fosse considerado o horário socialmente aceito para o consumo de cannabis.
Outro grupo de San Rafael também afirma ter originado o termo antes dos Waldos.
A organização de reforma Cannabis Action Network, associada à High Times, foi criada em 1989 e frequentemente creditada por dar a 420 e à data de 20 de abril elementos de protesto político e cultural, organizando comícios nessa data e auxiliando outros grupos na realização de eventos semelhantes.
Observância Internacional do 20 de Abril
O 20 de abril emerge como um feriado emblemático na contracultura, caracterizado pela fervorosa celebração e pelo consumo consciente da cannabis. Eventos realizados nesse dia ecoam o clamor por liberalização e legalização da erva.
Em diversas localidades, usuários de maconha se reúnem em atos de desobediência civil, compartilhando um momento simbólico de fumo às 4:20 da tarde. À medida que avançam os movimentos de descriminalização e legalização da cannabis pelo mundo, mesmo após o ativismo, transmuta-se de um grito de consciência para uma festiva celebração de aceitação e vitória, celebrando-se a profunda conexão com a planta, que continuará a ser uma fonte de inspiração e comunhão.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.