Uma das doenças que mais tem sido estudada nos últimos anos é a fibromialgia. Os portadores dessa condição crônica costumam sentir dor generalizada no corpo, fadiga, distúrbios do sono e uma série de sintomas adicionais, como por exemplo, sensibilidade ao toque ou a apertos. E a maconha tem sido um dos auxílios para dar uma amenizada nos sintomas da fibromialgia.
Como é uma doença sem cura, tornou-se questão de honra para muitos especialistas encontrar formas de ao menos amenizar a dor sentida pelos pacientes, mas até o momento garantir tratamentos eficazes continua sendo um grande desafio. Porém, a busca inglória por fórmulas mágicas se tornou cada vez mais limitada a utilização de um produto que nós aqui sabemos bem das qualidades: a cannabis.
Vista como uma opção terapêutica para aliviar os sintomas de inúmeras doenças, a cannabis também tem se mostrado eficiente para garantir mais tranquilidade aos portadores de fibromialgia. O sucesso da utilização está nos canabinóides, em especial o THC e o CBD, que têm propriedades medicinais potentes e que garantiram aos pacientes que experimentaram uma sensação de alívio e de controle da dor.
Isso acontece porque ambos os canabinóides interagem com o sistema endocanabinoide do corpo, que desempenha um papel importante no controle da dor, do humor e do sono. Com base nisso, especialistas têm sugerido que o uso da erva pode ajudar a aliviar a dor e os demais sintomas, se demonstrando a terapia mais eficiente e com rápidos resultados até o momento.
O THC atua em outra frente também, já que é analgésico e acaba por reduzir a sensibilidade à dor e ainda melhora a tolerância aos espasmos ou distúrbios. Já o CBD tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes musculares, que beneficiam pacientes com reações involuntárias e inflamações.
Além do alívio da dor, a cannabis também pode ter efeitos positivos sobre outros sintomas, como a qualidade do sono, a redução da ansiedade e a depressão.
Com tantas vantagens, vale sempre dizer que os pacientes interessados em explorar a utilização da cannabis no tratamento da fibromialgia devem consultar profissionais de saúde qualificados. Tais especialistas podem oferecer orientações adequadas, considerando a situação médica individual de cada portador da condição crônica.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
A Maconha no tratamento da esclerose múltipla
Inteligência Artificial e Indústria da Maconha
Maconha e o Câncer de Próstata
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.
Comment
Uso canabidiol com CBD, não estou sentindo uma nelhora significativa, infelizmente!