Na hora de realizar a colheita e secagem dos buds da cannabis sempre surgem muitas dúvidas: qual o momento ideal? Como ter certeza do estágio onde a floração se encontra? O que preciso realizar daqui para frente? Essas perguntas são muito comuns e a gente te atualiza de tudo que você precisa saber sobre uma das etapas de maior expectativa para os cultivadores.
Começando pelo momento ideal, para identificá-lo é deve-se atentar aos sinais que a sua plantinha demonstrará. Se tudo estiver como esperado, a hora é essa, se não, vale esperar um pouco mais.
O primeiro passo é observar a aparência dos pistilos e principalmente os tricomas durante seu processo de oxidação, aonde vão mudando de cor. Se estiverem brancos e translúcidos ainda está cedo, agora se a aparência estiver âmbar, entre um laranja e marrom, com os pistilos se enrolando para dentro dos botões, é sinal que a maturação está avançada. Repare sempre na resina contida nas folhas e nos buds, como os tricomas são quase que microscópicos, é interessante possuir uma pequena lupa para auxiliar com essa atividade, lembrando que o formato deles lembra cogumelos ou até pirulitos.
Se a sua planta bate com a descrição acima, quer dizer que a maturação atingiu o nível necessário e está pronta para a colheita. Aí entra o gosto de cada grower. Nessa parte que os tricomas começam a mudar de cor, é possível determinar a potência da sua cannabis, pois a oxidação converte os fitocanabinoides, quando menos oxidados (brancos) conterá mais THC, e quanto mais oxidados (âmbares) mais CBD.
Entenda mais sobre os fitocanabinoides da cannabis aqui.
Se tudo estiver certo e você decidir que chegou a hora da colheita, então será preciso ter alguns itens em mão, como uma tesoura, um espaço para colocar galhos e um espaço para a secagem. Certifique que tudo está esterilizado e siga para a próxima etapa.
Descubra mais sobre a colheita nesse vídeo:
Conforme o tamanho da sua cannabis, você pode optar por cortar os galhos primeiro ou ir direto na base. É interessante retirar as folhas e galhos maiores, principalmente se for possível notar possíveis fungos ou insetos.
A secagem pode ser realizada de duas formas, a primeira é na cesta de secagem onde os buds já são separados e colocados para secar (deixe as sugar leafs para protegerem os buds, podem ser retirados posteriormente após a secagem).
A segunda é pendurar a planta de cabeça para baixo em um varal, no caso os buds vão ser separados dos galhos somente após o fim dessa etapa.
Na secagem é preciso garantir total escuridão, ventilação, umidade e temperatura adequadas. Muito calor e baixa umidade os buds vão secar muito rapidamente, tornando-os amargos. Então vamos exercitar a paciência né?
O ideal é que a planta seque entre 7 e 14 dias, com temperatura de 24ºC e umidade entre 50% e 55%, acompanha de um ventilador para circular o ar. Podendo fazer uso também de ar condicionado, umidificadores ou desumidificadores, dependerá do clima da região de cada um.
Para saber se a secagem está no ponto correto, torça os galhos e quando começarem a dar os primeiros “crécs” é que está no ponto. Antes disso eles vão estar dobrando como uma borracha, pois vão estar contendo muita água ainda.
Descubra mais sobre a Secagem da Cannabis nesse vídeo:
Agora, com esse processo concluído, vem a parte da cura, mas isso é papo para outra hora.
Texto: Brayan Valêncio
Ficou interessado? Podemos te ajudar com dicas para cultivar maconha, além de fornecer os equipamentos que você precisa para colocar em prática.
Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro!
Leia também:
Acessórios para cultivo indoor
Tipos de cannabis: sativa, indica, ruderalis e hibrida.
Diferença de canabinoide, fitocanabinoide e endocanabinoide.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.