Todo mundo conhece alguma história em que uma abelha tira o pólen de uma planta, garantindo assim o ciclo de fertilização dos vegetais. Pois bem, com a cannabis essa relação também se repete, nesse texto vamos te contar o que é importante saber sobre a polinização da cannabis.
O pólen é um grão produzido por flores. Esse componente é rico em flavonoides e carotenoides, compostos com propriedades antioxidantes. É por meio dele que novos grãos são formados, mas para isso há todo um trabalho químico e biológico diverso para cada planta, que depende das suas próprias características.
Como ocorre na cannabis
A cannabis realiza o mesmo processo, já que a transferência dos estames de uma flor masculina para o estigma das flores fêmeas é o que garante a sobrevivência da espécie. Para falarmos todos a mesma língua, basicamente os estames são as folhas que produzem o pólen, já o estigma é a parte receptora desses grãos.
Para que esse efeito da polinização aconteça, além dos beija-flores e abelhas, o vento também é fundamental para garantir que todo o processo de criação de novas plantinhas ocorra. Pois bem, depois que a planta feminina passa pela fertilização, uma semente é produzida na parte interna, fazendo com que toda essa etapa evolutiva ocorra naturalmente.
Mas, também é possível fazer esse transporte manualmente. Para então reproduzir a cannabis, é preciso ter uma planta masculina e uma feminina, mas sempre lembrando que o macho não funciona no autocultivo para produzir flores, sua função é apenas para polinização.
É preciso dar atenção para a fêmea e garantir que ela siga algumas características próprias, como velocidade de floração, altura, aroma, além da estrutura e cor das flores. Já nas masculinas precisa-se manter atento ao vigor, altura e também ao período de maturação.
Como realizar no cultivo indoor
Então, se você se assegura que a planta macho não pode acidentalmente polinizar uma planta fêmea, o processo pode acontecer conforme a vontade do cultivador. Há várias formas de levar o pólen, como por meio de sacos especiais, pincéis ou utilizar um borrifador com água para efetuar então a fertilização.
Se o processo for realizado com sucesso, em poucos dias será possível notar mudanças nas flores. A primeira será a queima ou secagem dos pistilos. Posteriormente, será possível notar um certo inchaço, já que há novas sementes crescendo ali. E na sequência vem a etapa de abertura, em que finalmente é possível ver a semente.
O grande cuidado é com a quantidade de sementes que podem nascer, afinal, quanto mais polinizada estiver uma cannabis fêmea, menor será o tamanho das flores que nascerão a seguir.
Texto: Brayan Valêncio
Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas de como cultivar maconha. Assim como confira mais informações sobre os equipamentos necessários.
Leia também:
Larica nossa de cada dia: entenda como funciona esse efeito
Diferença de solo orgânico e mineral
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.