Entre os vários tópicos levantados para criticar a maconha está a suposta ideia de que o uso causa perda de neurônios, além de deixar os usuários mais lentos e com dificuldades de raciocínio. Mas, esse tipo de pensamento preconceituoso e antiquado já está mais do que comprovado que é fake. E, ao contrário do senso comum, o fato é que especialistas consideram que a cannabis pode inclusive facilitar a criatividade e ampliar as possibilidades de descobertas e inovações.
Essa relação entre o uso da maconha e a capacidade cognitiva sempre foi uma temática controversa na sociedade. Mas, o que precisa ficar claro é que hoje a cannabis é vista como uma das grandes responsáveis por processos criativos considerados como “fora da curva”.
Diversos artistas relatam que o uso da maconha aumentou sua criatividade e garantiu que as obras atingissem patamares não esperados inclusive pelos próprios autores. Estudos científicos recentes detalham que a maconha tem um impacto que acaba por garantir a fluidez de pensamento, a associação de ideias e a divergência criativa.
Entre os benefícios encontrados nas pesquisas e que mais chamaram a atenção dos estudiosos está a possibilidade de fazer conexões menos óbvias entre diferentes conceitos, estimulando a associação de ideias e a criatividade divergente; o relaxamento e diminuição da inibição, já que a maconha pode ter efeitos relaxantes e ajudar a reduzir a autocrítica excessiva ou até a autocensura; além de permitir que as pessoas se expressem e se envolvam em atividades criativas de maneiras menos restritas e também menos baseadas em tabus sociais.
Há ainda análises que asseguram que ao fumar maconha, o usuário passa a ver uma nova perspectiva de assuntos que já eram definidos. Ou seja, há um desbloqueio da possibilidade de convencimento, o que garante à pessoa uma maior abertura para enxergar possibilidades antes ocultas. Além disso, a maconha pode intensificar os sentidos, o que leva a uma maior apreciação da arte, da música, das cores ou de outros estímulos sensoriais, potencialmente influenciando a criatividade.
Mas, o que vale sempre reforçar é que cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente, tendo seu ímpeto criativo atingido de forma exclusiva. A única coisa que não vai mudar, é que a maconha sempre vai te mostrar caminhos inexplorados e, no final das contas, pode abrir portas que você sequer sabia que ali estavam.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Inteligência Artificial e a Indústria da Cannabis
Joaninhas no combate de pragas da Cannabis
Clonagem da cannabis: como perpetuar a genética de uma planta
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.