A gente sabe que o modelo tradicional de germinar novas plantas pode ser trabalhoso e que não agrada alguns cultivadores. E, por isso, existem maneiras diferentes de ter novas plantinhas e ainda preservar os resultados que mais te atraíram nas anteriores, sendo a clonagem da cannabis uma dessas formas infalíveis de continuar a ter novas mudas.
Este método permite criar novas ervas a partir de uma única planta-mãe, preservando suas características genéticas. Nesse processo, um ramo saudável, também conhecido como estaca, é retirado da genitora e enraizado para desenvolver uma versão idêntica, geneticamente falando.
Ao clonar a Cannabis, é possível manter as características desejáveis da planta-mãe, como aroma, sabor, efeito, resistência a doenças e produção de flores. Esse resultado é particularmente útil para cultivadores indoor que desejam ter variedades específicas ou manter a consistência genética de uma versão já tratada.
Esse processo é amplamente utilizado na indústria canábica, tanto para fins comerciais quanto para cultivo doméstico, já que permite a reprodução exata das características desejadas sem a necessidade de sementes.
Para fazer a clonagem da cannabis, existe um passo a passo que é infalível a vai te ajudar na hora de replicar aquela plantinha que você tanto admira. Primeiro, escolha uma planta que seja o modelo que você quer ter outras iguais, depois prepare um ambiente adequado, que esteja limpo e esterilizado.
Na sequência, utilize um meio para enraizar a planta, como esponja de enraizamento. Esse processo é fundamental, porque é ele que permite que as mudas desenvolvam raízes. O corte mais eficaz é aquele realizado diagonalmente e que contenha pelo menos três nós, com folhas que possuam no mínimo cinco pontas.
Na sequência, remova as folhas inferiores do ramo, deixando apenas algumas na região superior. Então, mergulhe a extremidade cortada do ramo em um hormônio de enraizamento para promover o desenvolvimento de raízes.
E, por fim, insira o ramo cortado, mas é preciso certificar de que o ramo esteja firmemente apoiado e que o meio estará úmido, mas cuidado, não pode ser muito. E com o processo feito, coloque o clone em um ambiente com alta umidade e temperatura controlada.
Assim que as raízes se desenvolverem adequadamente, o clone poderá ser transplantado para um meio de cultivo adequado ou para o local de cultivo final.
Esse modelo é tiro e queda, funciona como nenhum outro e ainda reproduz a planta que você tanto admirou. Ou seja, o resultado é perfeito para o dia que você quiser mostrar para os amigos os efeitos daquela erva que só você sentiu, ou quem sabe, ter uma série de clones iguais só para mostrar que existe um criador e uma criatura também aí no seu cultivo indoor.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Especialistas alertam para ameça de disseminação global de novo viroide da cannabis.
Cultivo orgânico direto da cannabis, o no-till. Entenda mais sobre ele.
Podas da cannabis: conheça as principais.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.