A gente sempre apresenta as vantagens do cultivo indoor da cannabis, seja na área da saúde, do meio ambiente ou da moda, mas, antes de colher os frutos, é preciso cultivar e principalmente cuidar. E na hora de tomar todos os cuidados, uma das maiores preocupações são com as perigosas e indesejáveis pragas. Essas criaturas que podem te causar muitos problemas e prejuízos financeiros, costumam aparecer inesperadamente e podendo ser de várias espécies, tirando o sossego de qualquer cultivador, por mais experiente que ele seja.
Manter um ambiente saudável para suas plantas, evitar o estresse e se certificar de fornecer um bom sistema de ventilação são algumas das formas de minimizar riscos. Mas, como nem tudo é tão fácil como parece, apresentaremos algumas dessas pragas e explicaremos como combater esses inimigos minúsculos, mas altamente prejudiciais.
Os Ácaros são muito comuns de aparecerem na cannabis, se alimentam da seiva das folhas e podem causar danos consideráveis. Os principais sintomas incluem manchas amareladas ou prateadas nas folhas, teias de aranha e um aspecto geralmente doentio e pouco desenvolvido da planta.
Já os tripes são pequenos insetos que se alimentam do tecido das folhas, deixando para trás manchas prateadas ou esbranquiçadas. Eles também podem transmitir doenças para a cannabis, sendo necessário ficar atento ao aparecimento dessas manchas.
Os pulgões, as aranhas vermelhas e as moscas-brancas são pequenos sugadores de seiva que podem se reunir nas folhas e caules das plantas de cannabis. Eles costumam causar danos significativos às plantas, as enfraquecendo e, consequentemente, transmitindo doenças.
Outra inimiga declarada são espécies de lagartas bem específicas, como a lagarta-das-folhas e a lagarta-enroladeira. Elas costumam se alimentar das folhas da cannabis, deixando-as com aparência de mastigadas. Com isso, sua erva pode sofrer danos grandiosos se essas lagartas não forem rapidamente controladas.
Fungos e mofo também não são tão raros. Eles proliferam especialmente em condições de alta umidade, causando manchas, deformações e apodrecimento nas folhas, flores e caules. E a mosca do solo também é perigosa, já que suas larvas vivem no solo e se alimentam das raízes das plantas, causando danos e afetando seu crescimento.
Para combater esses inimigos de primeira hora há diversas maneiras de atuar, seja de forma preventiva ou corretiva. O primeiro passo é focar na prevenção, realizando inspeções regulares para eventualmente detectar sinais precoces de infestação ou doenças. Um dos cuidados é sempre olhar as folhas, caules e flores em busca de manchas, deformações, teias de aranha, insetos visíveis ou outros sinais de problemas. Qualquer cultivador que queira bons resultados precisa ficar sempre atento a esses detalhes.
Caso você identifique infestações leves, é possível remover as pragas, como pulgões, por exemplo, usando uma pinça ou luvas. Também há a possibilidade de contar com predadores naturais para combater pragas. Por exemplo, as populares joaninhas, que além de serem 100% naturais, também protegem a cannabis de qualquer invasor nefasto.
Outra hipótese para combate é utilizar armadilhas adesivas amarelas ou azuis para capturar insetos voadores, como mosca-branca. Essas armadilhas podem ajudar a reduzir a população dessas pragas e limitar drasticamente sua reprodução. Há ainda produtos à base de ingredientes naturais, como óleo de neem e d’limoneno que servem como prevenção das pragas. Mas, em casos graves, pode ser necessário recorrer a pesticidas químicos. Porém, se certifique de que esse produto é adequado para ser utilizado na cannabis.
Manter o ambiente controlado sempre arejado, com temperatura e umidade ideal, além de uma limpeza regular, já é meio caminho andado, afinal, a prevenção será sempre a forma mais fácil de lidar com problemas quase sempre inesperados.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Cultivo no-till: entenda mais sobre essa técnica.
Conheça os terpenos, responsáveis pelo aroma da cannabis.
Guia de fertilizantes para cada fase de desenvolvimento.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.