Chegou a hora de conhecer mais uma importante substância da cannabis. E hoje é dia de falar dos terpenos, que basicamente são um tipo de molécula orgânica aromática. São essas moléculas responsáveis pelos aromas distintos de cada tipo da sua ervinha favorita e eles também são reconhecidos por ter uma ampla gama de propriedades terapêuticas e medicinais.
Os terpenos podem variar em concentração conforme a variedade da cannabis, e cada terpeno tem um perfil de aroma e propriedades terapêuticas únicas. A presença e quantidade de terpenos na cannabis podem influenciar os efeitos psicoativos da planta e podem interagir com os canabinoides, como o THC e o CBD, para produzir efeitos distintos.
Entre as propriedades estudadas estão as capacidades anti-inflamatórias, analgésicas, ansiolíticas e sedativas. Hoje já são catalogados mais de 100 terpenos diferentes, mas existem alguns que são mais populares e a gente lista alguns dos principais aqui:
Limoneno: é um terpeno encontrado em muitas espécies, especialmente em cepas com aromas cítricos como a Lemon Haze. Ele é responsável pelo aroma fresco e cítrico da planta. Estudos sugerem que o limoneno pode ter efeitos benéficos no sistema nervoso central, incluindo propriedades antidepressivas, ansiolíticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Pineno: é um terpeno responsável pelo aroma de pinho ou agulhas de pinheiro e pode ser encontrado espécies como a Jack Herer e a Blue Dream. Além de seu uso na indústria de perfumes e sabores, o pineno tem sido estudado por suas possíveis propriedades anti-inflamatórias e broncodilatadoras, o que pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com doenças respiratórias. Esse terpeno também tem propriedades analgésicas e pode ajudar a melhorar a memória e a atenção, favorecendo o tratamento de pessoas com problemas cognitivos.
Mirceno: é um terpeno responsável pelo aroma herbal, terroso e levemente picante de muitas variedades de cannabis, incluindo a Mango Kush e a Blueberry. O mirceno é conhecido por ter efeitos sedativos e relaxantes e pode ser útil no tratamento de insônia e ansiedade. Ele também tem funções analgésicas, anti-inflamatórias e antitumorais e pode ajudar a reduzir o risco de câncer. Esse terpeno pode ser encontrado também no lupo e na manga, é conferido a ele o efeito de potencializar a brisa da cannabis ao ingerir manga um tempo antes de consumir a erva.
Caryophyllene: é destaque entre os terpenos porque é um agonista do receptor CB2, um dos principais receptores canabinóides encontrados no corpo humano. Isso significa que ele pode se ligar ao receptor CB2 e produzir efeitos semelhantes aos dos canabinóides, sem ser psicoativo. Ele é responsável pelo aroma picante e terroso de algumas variedades como a Sour Diesel. Esse terpeno também é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o que pode ser útil no tratamento da dor e da inflamação. Também pode ter propriedades ansiolíticas e antidepressivas, ajudando a aliviar a ansiedade e melhorar o humor.
Linalol: é um terpeno responsável pelo aroma floral e suave de algumas espécies como a Lavender. Ele é conhecido por ter efeitos calmantes e sedativos, o que pode ser útil no tratamento da ansiedade, insônia e estresse. Ele também pode ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antitumorais e antioxidantes. O linalol também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação quando combinado com outros terpenos, como o limoneno e o beta-cariofileno.
Terpinoleno: é um terpeno encontrado em variedades como a Jack Herer. Ele tem um aroma cítrico e de pinho conhecido por suas possíveis propriedades sedativas e antioxidantes. O terpinoleno também pode ajudar a inibir o crescimento de células tumorais.
Humuleno: é responsável pelo aroma amadeirado de algumas cepas. O humuleno também é encontrado em outras plantas, como o lúpulo, possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, o humuleno pode ter um efeito supressor de apetite, o que pode ser útil para algumas pessoas.
Terpineol: é um terpeno encontrado em variedades como a White Widow. Ele tem um aroma floral e possui propriedades sedativas e relaxantes. O terpineol também pode ter propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Eucaliptol: é um terpeno encontrado em variedades como a Super Silver Haze. Ele tem um aroma fresco e mentolado. O eucaliptol também pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com doenças respiratórias.
Borneol: é um terpeno encontrado em variedades como a Amnesia Haze. Com um aroma floral, possui possíveis propriedades sedativas e analgésicas. O borneol também pode ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser usado tradicionalmente na medicina chinesa para tratar problemas respiratórios.
Essa é uma pequena lista de terpenos com funções diferentes e habilidades medicinais diversas. Isso só demonstra como a cannabis é rica e tem funções para todos os olfatos e necessidades. Fique ligado que logo logo a gente traz mais uma série de terpenos para você conhecer as propriedades ativas de cada um deles. Aproveite para continuar navegando em nosso blog e saiba mais sobre a Leds Indoor.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Os fitocanabinoides da cannabis
Joaninhas no combate de pragas do cultivo indoor
Nível de luz para cada fase no cultivo indoor
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.