A poda da cannabis pode ser utilizada para melhorar o rendimento, controlar o tamanho e a forma da planta, além de direcionar o crescimento dos brotos. Existem diferentes tipos de poda que os cultivadores podem utilizar, dependendo do objetivo que desejam alcançar e a gente detalha cinco técnicas mais populares aqui e suas vantagens.
A poda apical é uma técnica que consiste em remover a ponta principal do caule da planta. Isso faz com que a planta produza novos ramos que se tornam os novos topos da cannabis. Essa técnica é usada para controlar o tamanho e a forma e também ajuda a estimular o crescimento lateral da planta. Esse é um dos modelos mais simples, mas garante bons resultados se o objetivo é engrossar e dar mais força para os ramos laterais.
A poda fim é bem parecida, mas com o corte mais ao meio, o que resulta em quatro galhos, sendo dois no corte e outros dois na região do nó. Essa poda também é reconhecida por direcionar a energia da planta para os brotos e aumentar a circulação de ar, reduzindo o risco de mofo e doenças.
A poda canela seca é uma técnica que trabalha com a remoção dos ramos inferiores da planta, deixando apenas os ramos superiores. Isso ajuda a concentrar a energia da planta nos ramos superiores e promove um crescimento mais uniforme dos brotos. Esse modelo é característico por deixar o tronco limpo.
A desfolhação é uma técnica que envolve a remoção de algumas das folhas mais velhas e maiores da planta de cannabis. Esse modelo é geralmente aplicado durante a fase de floração da planta, visando aumentar o rendimento e melhorar a qualidade dos brotos. A desfolhação pode ajudar a aumentar a produção de flores, permitindo que a luz e o ar cheguem aos brotos inferiores e melhorando a circulação de ar entre as folhas. Isso pode resultar em brotos maiores e mais densos, com uma maior concentração de tricomas. Se for realizada inadequadamente pode levar a um crescimento mais lento ou a um rendimento reduzido.
Não é necessariamente uma poda, mas caminha com elas, o LST, que significa Treinamento de Baixo Estresse, é a manipulação dos galhos da planta para controlar seu crescimento e aumentar o rendimento. Essa poda consiste em amarrar os galhos da planta de cannabis para baixo, permitindo que eles cresçam horizontalmente em vez de verticalmente. Também podem ser utilizador clipes de treinamento como os da imagem na sequência.
Isso ajuda a distribuir a energia da planta de forma mais igualitária, promovendo o crescimento dos ramos laterais e aumentando o número de brotos disponíveis para a produção de flores. Essa técnica é considerada menos agressiva do que outras técnicas de poda, como a poda apical, e pode ser usada em plantas jovens e maduras.
Cada técnica tem seus benefícios e forma de fazer. Mas, dar atenção à poda é essencial para controlar o tamanho da planta, melhorar o rendimento e direcionar o crescimento dos brotos conforme os interesses do próprio cultivador.
Para saber mais detalhes sobre o cultivo indoor, continue navegando em nosso blog ou acesse o site Leds Indoor! Temos muitas informações indispensáveis para garantir o que você precisa em sua produção de cannabis.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Nível de luz necessário em cada fase do cultivo
Colheita e secagem da cannabis
Fertilizantes orgânicos e minerais: prós e contras
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.