Uma das grandes preocupações na agricultura contemporânea é com a qualidade do solo. O modelo de produção em massa, em que alimentos ou produtos são plantados e colhidos em sequência, sem qualquer manutenção do solo se mostrou prejudicial para o meio ambiente, para a qualidade da plantação e também para a terra em que se trabalha. E a Cannabis tem se mostrado cada vez mais como uma ótima solução para recuperação de solos danificados.
Mas o que pouca gente sabe, é que a cannabis tem a função de proteger, recuperar e descontaminar o solo. Essa é sem dúvidas uma das características mais relevantes para a manutenção da vida no planeta e que ao mesmo tempo é pouco difundida. Basicamente, por ter raízes longas e crescer aceleradamente, a cannabis consegue limpar o solo como poucas outras plantas.
Hoje há várias formas de lidar com a degradação do solo. Entre elas está a rotação de culturas, uma técnica agrícola que alterna, de maneira ordenada, as plantações em um mesmo espaço. Há também procedimentos caros que envolvem materiais específicos para desintoxicar a região e garantir a limpeza da área, mas em meio a tanto trabalho e possibilidades que levam tempo e gasto, a cannabis consegue ter um excelente resultado de uma maneira mais natural, orgânica e favorável ao meio ambiente.
A nossa erva predileta extrai e acumula metais pesados em seus tecidos, assegurando um processo chamado de biorremediação de solos contaminados. Além de toda essa ajuda para preservar só o que for útil e proveitoso para a terra, a cannabis também inibe o crescimento de ervas daninhas, dando ainda mais segurança e qualidade para as plantações que também ocuparão aquele mesmo espaço.
Pesquisas internacionais que analisam a qualidade do solo e como isso interfere nos cultivos, demonstram que a cannabis industrial, aquela com baixo índice de substâncias psicoativas, asseguram um maior rendimento na plantação de soja e trigo, por exemplo. Ou seja, a maconha protege o solo, recupera a degradação, evita contaminação por materiais indesejados e ainda garante um melhor processo de desenvolvimento e maturação de outros itens plantados na sequência. Resumindo, só tem vantagem!
Outra curiosidade demonstrada ao longo dos anos é que a cannabis também consegue reduzir drasticamente o nível de radiação do solo. Inclusive, melhorando a condição do ar e impossibilitando que a radiação se espalhe. Apesar de não solucionar o problema na totalidade, se unir técnicas de controle de radiação com a plantação da erva, o resultado se demonstrou bem satisfatório e já é visto como uma das principais saídas caso ocorra outro grande vazamento como nos anos 80.
Falar de cannabis é ver vantagens na saúde, na indústria, na empregabilidade, no meio ambiente, na inclusão e também na recuperação dos locais que vivemos e que plantamos o que nos alimenta. É por isso que é urgente discutir maneiras de descriminalizar o plantio da maconha, porque a velocidade com que o mundo vem se deteriorando é mais rápida do que nunca e precisamos de saídas inteligentes para superarmos nossa própria destruição.
A cannabis sempre esteve aqui e foi, ignorantemente, banida do convívio social. É preciso entender que para além do estigma, podemos garantir o nosso futuro se os preconceitos forem deixados de lado e quisermos realmente que as próximas gerações vivam com saúde e segurança neste mesmo planeta.
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
O mercado em ascensão da Cannabis
Haxixe Marroquino: tradição e legado ao longo de gerações
Iluminação de LED em Fazendas Verticais
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.