Fazendas verticais são uma crescente no agronegócio e a iluminação de LED é a sua maior aliada. Entenda melhor como funciona essa parceria.
O mundo vem mudando em uma velocidade avassaladora. Cobradores de ônibus devem deixar de existir em breve, táxis perderam espaços para aplicativos, todos os equipamentos da casa contam com acesso à internet e até o dinheiro está deixando de ser físico cada vez mais.
Se é assim na indústria, no comércio, nos serviços e na economia criativa, por que diferiria no agronegócio? Pois é, as mudanças já começaram a surgir e prometem virar de cabeça para baixo os modelos de cultivo, com novas facilidades, modelos e funções.
As grandes cidades estão cada vez com mais habitantes. Com o acúmulo de casas, prédios e empresas, a forma de plantar e cultivar precisou ser readaptada e, na tentativa de manter a qualidade e aprimorar o método, vem sendo cada vez mais comum o modelo das fazendas verticais.
Esses locais basicamente são espaços fechados e controlados que servem para proteger de fatores externos, como chuva, sol, vento e, até mesmo em alguns casos, com a ausência de contato com o solo através da hidroponia.
Já havia relatos de que povos antigos costumavam ter plantações verticais, como os jardins suspensos da babilônia – que inclusive são uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mas, além de atualmente serem em locais totalmente fechados, a iluminação também passa a ser um grande diferencial. Agora, as fazendas verticais utilizam lâmpadas de LED full spectrum, ou seja, que entregam o espectro de luz completo como na luz solar para as plantas, possibilitando uma fotossíntese plena para qualquer tipo de planta, inclusive a cannabis.
Cada vez deve-se falar mais sobre esse modelo de cultivo, já que é considerado por estudiosos como o futuro do agronegócio e, falando de Brasil, esse é um mercado onde nosso país é uma potência, portanto, cada vez mais sentiremos os resultados do aquecimento global; que causa variações drásticas no clima, ocasionando na falta de previsibilidade para algumas culturas. Logo, ter tudo sobre controle, principalmente nas adversidades, será um dos caminhos futuramente.
Mas por que esse modelo tem dado tanto o que falar? É simples: as luzes de led além de fornecerem com qualidade a iluminação que as plantas necessitam, possuem uma vida útil muito maior que as lâmpadas tradicionais e também assegurar um baixo custo. A economia é tanta que o gasto pode chegar a ⅓ do que seria pago com outro estilo de iluminação.
Outro fator muito conveniente é a questão da sustentabilidade, já que o LED não tem mercúrio e chumbo e é também pode ser muitas vezes fabricado com materiais recicláveis. Ou seja, ganha o cultivo, ganha o seu bolso e ganha o meio ambiente.
A iluminação artificial, quando testada por pesquisadores, demonstrou um resultado ainda mais rápido e mais seguro que o estilo de plantio tradicional. Com o advento dessas novas tecnologias, será possível fazer com que o LED se utilize de outras formas de energia, o que acabará com os custos elétricos e ainda dar mais eficiência para a iluminação das fazendas verticais.
E já há no mercado leds específicos para cultivos indoor. Um dos exemplos mais eficientes e tecnológicos é o chip Samsung LM301H, que, inclusive, é utilizado em toda a linha de painéis de LED da leds indoor. Foram cientificamente projetados a longo de muitos anos pela marca coreana e lançada no mercado após muitos testes. Oferece excelência e qualidade em iluminação, garantindo os melhores resultados seja qual for o estilo da horticultura indoor.
Quer ver mais? Conheça nossa growshop!
Texto: Brayan Valêncio
Leia também:
Por dentro do mercado de trabalho da Cannabis.
Vantagens do LED full spectrum no cultivo indoor.
Equipamentos necessários para iniciar seu autocultivo de cannabis.
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.
Comment
Prezados(as),
Bom dia!
Aqui o Prof. Rodrigo Sobreira Alexandre da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Estou precisando de um orçamento de Módulo de iluminação; Kit de fixação para este módulo; Fonte de alimentação e Lâmpadas LED (DR; DR/B; DR/W; DR/B/FR), onde DR = Deep Red; B – Blue; W = White; FR = Far Red.
Segue os dados das prateleiras das estantes na sala de crescimento do nosso Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas:
*Profundidade = 0,63 m
*Largura da prateleira = 1,22 m
*Largura total da estante = 2,43 m
Atenciosamente,
Rodrigo