Auxiliando no trato de diversas enfermidades, a cannabis está cada vez mais presente no tratamento do câncer, uma doença que se manifesta em diferentes órgãos, entre eles a próstata, sendo o câncer de próstata o segundo mais comum entre os homens. Leia a matéria completa e entenda como a cannabis vem somando no tratamento dessa patologia.
Entendendo o câncer de próstata
A próstata é uma pequena glândula presente no sistema genital masculino que está localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga urinária. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, tornando-o mais líquido e protegendo os espermatozoides. O tamanho desse órgão varia conforme a idade, podendo ser maior em homens mais velhos.
O câncer de próstata requer diagnóstico médico e pode conter ou não sintomas. Confira alguns sinais que a doença pode apresentar:
- dificuldade para urinar;
- jato de urina fraco;
- vontade mais frequente de urinar;
- gotas de urina na cueca;
- disfunção erétil
- dor na hora de urinar ou expelir sêmen;
- sangue no sêmen ou urina;
- sensação de bexiga sempre cheia;
- dor na região do ânus, testículos ou quadris.
Dentre seus fatores de risco está em destaque a terceira idade, sendo que 75% dos casos no mundo ocorrem em homens a partir dos 65 anos.
O tratamento e a participação da Cannabis
Os métodos para tratar o câncer de próstata vão depender conforme o estágio da doença. Em determinados casos, o câncer pode se desenvolver muito lentamente, podendo ser recomendado um monitoramento, buscando tratamentos menos agressivos.
Já em casos mais graves, onde o tumor se desenvolve mais rápido, são necessários procedimentos como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, entre outros.
É aí que o óleo medicinal de cannabis entra, podendo somar no tratamento de diferentes maneiras. Muitos estudos vêm concluindo que o tecido que compõe a próstata possui um grande número de receptores canabinoides, comprovando a eficácia da interação com os componentes da planta para frear o desenvolvimento acelerados das células cancerígenas no câncer de próstata.
Outras análises com a cannabis demonstram o sucesso nos efeitos analgésicos e balanceamento dos efeitos colaterais causados por tratamentos mais agressivos, como o alívio de náuseas, controle emocional, melhora do apetite e aumento da qualidade do sono.
O melhor cuidado é a prevenção.
Os exames de próstata são indicados para homens a partir dos 40 anos, devendo ser realizados anualmente.
A prevenção é possível com a prática de atividades físicas, busca de uma alimentação saudável, controle do peso e evitando o consumo de cigarro e bebida alcoólicas.
E aí, amigo com mais de 40 anos, já fez seu exame?
–
Leia também:
Os fitocanabinoides da cannabis
Equipamentos necessários para cultivo indoor
–
Referências:
O que é câncer? — Português (Brasil) (www.gov.br)
Câncer de próstata — Português (Brasil) (www.gov.br)
A Próstata – Instituto Oncoguia
Cannabis e Câncer de Próstata: o que já sabemos a respeito – CannaBlog (linhacanabica.com)
Estudos mostram os benefícios dos canabinóides sobre o câncer de próstata (ganjatalks.com)
Novembro Azul busca alertar sobre câncer de próstata – Abrace Esperança (abraceesperanca.org.br)
Cannabis pode tratar câncer de próstata? Estudo diz que sim – Cannalize
Livro – A Cannabis Medicinal Baseado em Fatos – Dr. Mario Grieco
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.