Esses termos similares são facilmente ouvidos por aí quando se fala em cannabis, neste texto vamos falar um pouco sobre cada um deles, os canabinoides, fitocanabinoides e endocanabinoides.
Canabinoide
Presente naturalmente em plantas e animais ou na forma sintética, canabinoide é um termo genérico para uma classe de compostos químicos que ativam receptores contidos em nosso corpo humano, chamados receptores canabinoides.
Fitocanabinoide
O termo fitocanabinoide (fito = planta) é utilizado para se referir aos canabinoides presentes na planta cannabis, onde já foram descobertos mais de 170 deles.
Possuem especial interesse da medicina por atuarem nos receptores canabinoides presentes em todo o corpo humano (endocanabinoides), influenciando em vários de nossos aspectos fisiológicos. Dentre alguns de seus efeitos estão o analgésico e ansiolítico, podendo auxiliar no tratamento de uma série de patologias.
Alguns fitocanabinoides:
- Tetra-hidrocanabinol (THC)
- Ácido tetra-hidrocanabidiólico (THCA)
- Canabidiol (CBD)
- Ácido canabidiólico (CBDA)
- Canabinol (CBN)
- Canabigerol (CBG)
- Canabicromeno (CBC)
- Tetra-hidrocanabivarina (THCV)
- Canabidivarina (CBDV)
Endocanabinoide e sistema endocanabinoide
Os endocanabinoides (endo = interno) são neurotransmissores que se ligam a receptores canabinoides, ambos fazem parte do sistema endocanabinoide, um sistema biológico presente em todo o corpo humano que regula e equilibra uma série de processos fisiológicos como memória, metabolismo, estresse, sono, sistemas nervoso e imunológico, entre outros.
É isso mesmo que você leu. O corpo humano também produz canabinoides, assim como a cannabis.
Os receptores endocanabinoides mais relevantes são o CB1 e CB2, interagem com os compostos fitocanabinoides da cannabis THC e CBD, e estão presentes predominantemente no cérebro e no sistema imunológico.
O endocanabinoide mais conhecido é a anandamida, um canabinoide produzido pelo próprio corpo humano que interage com o receptor CB1, sendo um análogo ao THC da planta cannabis. Com participação em diversas atividades do corpo, como apetite, memória, depressão e fertilidade, a anandamida ficou conhecida como a “maconha do cérebro”.
Logo após a anandamida, outro endocanabinoide foi descoberto, o 2-araquidonoilglicerol (2-AG), semelhante ao CBD e interage com o receptor CB2. Está presente em níveis relativamente altos no sistema nervoso central e já foi encontrado em leite materno humano e bovino.
O sistema endocanabinoide é responsável pelo balanço energético, um dos mais importantes mecanismos de homeostase e sobrevivência das espécies. Envia mensagens que afetam como comemos, relaxamos, dormimos e esquecemos, além de conseguir reduzir a sensação de dor, controlar os movimentos e nos proteger. Os estudos desse sistema vão revolucionar cada vez mais a medicina.
Resumindo: O corpo humano possui o próprio sistema de canabinoides chamado sistema endocanabinoide, os receptores desse sistema interagem com os compostos canabinoides da cannabis chamados fitocanabinoides, podendo produzir ação farmacológica.
Existem mais receptores canabinoides no corpo humano do que receptores para opiáceos (Iannotti, 2014).
Diferente das drogas farmacêuticas, os fitocanabinoides são extremamente seguros e com poucos eventos adversos, pois em testes padronizados e controlados não se encontrou uma dose letal.
Não há relatos na literatura médica mundial de morte por overdose de fitocanabinoides, contudo isso não significa que eles sejam isentos de efeitos colaterais, dependendo da forma de uso, componentes, patologia, etc. Por isso cada vez mais estudos são importantes nessa área.
Vale lembrar que o sistema endocanabinoide está presente não somente em seres humanos, mas também em outros animais como cães, gatos, cavalos e aves.
Confira também nossas dicas para iniciantes de como cultivar maconha.
Veja também:
Os fitocanabinoides da cannabis
Equipamentos necessários para iniciar um cultivo indoor
Texto: Alex Chagas
Referências:
Livro: O Livro da Maconha (The Pot Book) | O guia completo sobre a Cannabis, seu papel na medicina, política, ciência e cultura – Julie Holland, M. D. – Editora Vista Chinesa
Livro: Cannabis Medicinal Baseados em Fatos – Dr. Mario Grieco – Editora Nova Fronteira
https://clinicagravital.com.br/medicina-canabica-principais-canabinoides/
https://www.cannabisesaude.com.br/o-que-sao-canabinoides-tem-muito-mais-do-que-cbd-e-thc/
https://thegreenhub.com.br/afinal-o-que-sao-canabinoides/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_endocanabinoide
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canabinoide
https://pt.wikipedia.org/wiki/Anandamida
https://en.wikipedia.org/wiki/2-Arachidonoylglycerol
Somos a leds indoor, marca que nasceu em 2018 com o propósito de oferecer produtos de alta performance no cultivo indoor, com um atendimento de qualidade e empatia com as necessidades do cliente.
Nossa visão é se consolidar no mercado oferecendo linhas de equipamentos de fabricação própria com qualidade de ponta a ponta.
Acompanhados de nossos valores, que são o relacionamento com o cliente, comunicação transparente e qualidade nos produtos e informações, sendo uma referência de confiança na área.
Comment